ATUAÇÃO

O Instituto Atravessando a Ponte oferece bolsas integrais, além de formação complementar e acesso a estágios para garantir a transformação social dos bolsistas:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo)
  • Banco de dados (Tecnólogo)
  • Ciência da Computação (Bacharelado)
  • Defesa Cibernética (Tecnólogo)
  • Engenharia da Computação (Bacharelado)
  • Gestão da Tecnologia da Informação (Tecnólogo)
  • Rede de Computadores (Tecnólogo)
  • Sistemas de Informação (Bacharelado)

Nossa atuação é composta por quatro programas que, em nossa visão, proporcionam a estrutura necessária para transformar vidas: Alicerce, Travessia, Sustentação e Horizontes:

ALICERCE

O Programa Alicerce apoia ONGs e instituições parceiras que ajudam crianças. Nossa atuação consiste em identificar pequenas comunidades de famílias com baixa renda e oferecer recursos para beneficiar a aprendizagem de suas crianças por meio de melhores condições de saúde física e mental.

Cremos que a primeira infância é um período essencial para estabelecer os pilares de conquistas futuras e, por isso, distribuímos alimentos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, roupas e material escolar para proporcionar, a esses meninos e meninas, uma vida mais digna em seus primeiros anos de vida.

 

TRAVESSIA

Investimos na formação superior a partir do Programa Travessia, cujo objetivo é viabilizar o acesso à educação de qualidade, na área de Tecnologia da Informação, a jovens de baixa renda. Nosso desafio, portanto, é transformar vidas — proporcionando oportunidades que ressignifiquem o futuro. Essa iniciativa, ressalte-se, conta com a parceria de ONGs e universidades para promover o ingresso em instituições acadêmicas por meio de bolsas de estudo integrais.

O processo seletivo para participar do Programa Travessia é semestral. Assim, nos meses de junho e novembro, disponibilizamos 20 vagas que serão preenchidas pelos jovens que passarem por três etapas seletivas:

  • Preenchimento e envio de formulário de critério socioeconômico;
  • Avaliações comportamentais;
  • Entrevista presencial.

Os(as) jovens aprovados(as) serão incluídos(as) no processo de integração — e acompanhados por nossa coordenadora pedagógica até o primeiro dia de aula.

 

Etapas do processo seletivo

  • Formulário socioeconômico

Para participação do projeto os(as) jovens devem comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos, que completaram o ensino médio em escolas da rede pública — ou instituições privadas na condição de bolsistas integrais — e ter entre 18 e 24 anos.

  • Avaliações comportamentais

As características comportamentais dos candidatos(as) serão avaliadas na segunda etapa do processo para estabelecer um perfil aproximado de suas personalidades.

  • Entrevista

Após aprovação nas avaliações comportamentais, os(as) jovens participarão de entrevista presencial para avaliar se seus objetivos estão alinhados com a proposta do programa.

 

SUSTENTAÇÃO

Além de financiar a formação universitária para jovens de baixa renda, o Instituto Atravessando a Ponte também disponibiliza um cronograma de cursos extracurriculares para desenvolvimento de habilidades socioemocionais (soft skills) — cujo objetivo é preparar os bolsistas para o mercado de trabalho.

Esses cursos fazem parte do Programa Sustentação — que, a partir de um ambiente virtual de aprendizado, foi desenvolvido para apoiá-los na descoberta de si e de seu lugar na sociedade. Trata-se, portanto, de um importante instrumento, no modelo EAD, para a construção da personalidade desses jovens, agregando os valores éticos que estabelecem uma cultura de respeito, cidadania e coletividade.

Parte desse programa é composta por dinâmicas presenciais, realizadas semestralmente para ampliar as oportunidades de aprendizado. Há, ainda, orientação e apoio individual com a coordenadora psicossocial.

  • Trilhas de aprendizagem — 40 horas
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Desenvolvimento Profissional

 

HORIZONTES

O Programa Horizontes tem, como objetivo, oferecer oportunidades de estágio aos bolsistas do Instituto Atravessando a Ponte com o auxílio de empresas parceiras. Também realiza a seleção interna desses jovens para identificar os perfis mais adequados às vagas encontradas, além de acompanhá-los(as) ao longo do período de estágio, com atendimento individual, dinâmicas de grupo e cursos para aprimoramento de habilidades sociocomportamentais (soft skills).

O Instituto Atravessando a Ponte procura, assim, oferecer melhores condições de empregabilidade a jovens de baixa renda. Nossa missão, porém, vai além: após a formação acadêmica, procuramos encaminhá-los para oportunidades de carreira na área de Tecnologia da Informação, seja para estágios ou primeiro emprego.